domingo, 21 de março de 2010

 

FAZENDO A VIDA SE MOVIMENTAR OU A ENERGIA CIRCULAR
(Este texto é dedicado, em especial, a uma amiga (que sabe que é para ela!), e também para todos que negligenciam ou esquecem de cuidar de si mesmos).

A associação entre saúde da mente e saúde do corpo é amplamente abordada pelo Oriente há milênios, e também já era abordada na Era Clássica.
As pessoas sempre se queixam da dificuldade em chegar ao estado de harmonia. E com freqüência, observamos que o que dificulta é que essa busca é feita de maneira imediata, instantânea, sem levar em conta a necessidade de mudar os paradigmas, rever conceitos etc. Ter paciência. Não adianta ficar reclamando e se justificando o tempo todo. É hora de assumir compromisso sério consigo próprio, ser disciplinado e determinado, dando o primeiro passo para mudar. Um de cada vez. Ouço muito as pessoas dizerem, “eu não tenho tempo para meditar”, “eu não acredito em Yoga”, “normalmente, eu esqueço de almoçar ou como qualquer coisa”, “hoje eu não comi nada o dia inteiro”, “minha vida está uma droga”, “estou doente e não tenho tempo para me cuidar”, “o médico disse para eu fazer caminhadas, mas não tenho tempo”, “não posso tirar férias, as pessoas dependem de mim” etc. Está na hora de aprender a interpretar os sinais do seu corpo. O corpo fala.


DOENÇA X CURA

A Abordagem sistêmica entende a doença como um desequilíbrio no ser oriundo de pensamentos e sentimentos desarmoniosos ao longo de um período, no espaço e tempo. Por essa razão, tratar apenas os sintomas não traz de volta o equilíbrio original, a cura. É necessário que haja uma mudança nos padrões de comportamento e sentimentos, bem como compreensão dos mesmos.
Abaixo uma breve lista de doenças e sentimentos e pensamentos associados para reflexão:


Amigdalite
- emoções reprimidas e medo; raiva reprimida.
Bronquite
- ambiente familiar inflamado.
Colesterol
- entupimento dos canais do prazer; medo de aceitar o prazer.
Estomago (problemas) - incapacidade de assimilar idéias. Medo de novas idéias.
Hemorróidas
- carga, pressão, tensão, medo de deixar acontecer.
Laringite
- medo de verbalizar opiniões; raiva. Ressentimento da autoridade.
Ossos
(problemas) - rebelião contra a autoridade (os ossos são a estrutura do universo).
Próstata (problemas) - desistência, derrotismo, sensualidade excessiva com sentimento de culpa; crença na velhice.

“MENS SANA IN CORPORE SANO”


Descanso, alimentação equilibrada, exercícios físicos e lazer são essenciais para a manutenção da saúde física, mental e espiritual. Quando a saúde está comprometida, pelo excesso ou falta de energia, a aura se ressente, ficando menor e menos brilhante, comprometendo nosso sistema de defesa. É nesse momento que estamos propensos a todo tipo de doenças da mente, do corpo e da alma. É preciso estar atento aos sinais de que algo não anda bem. E procurar ajuda.

CUIDE DE SEUS PENSAMENTOS


Pensar gasta energia. Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho corporal. Aquele que não tem domínio sobre seus pensamentos torna-se escravo da mente e acaba desperdiçando energia. Devemos estar atentos ao volume e qualidade depensamentos manifestos. Pensamentos positivos, éticos e elevados nos recarregam, ao passo que a negatividade e pessimismo consomem energia. Relaxe. Quando a mente silencia, fica livre de pensamentos, permite que sua intuição, seu anjo da guarda, Deus, Eu Superior (o que você acreditar), converse com você trazendo inspiração e criatividade, e isso se reverte em ganho de energia. Sorria.


RIR É O MELHOR REMÉDIO


Se você sofre um choque emocional ou raiva intensa, pode estar certo de que ao final do dia estará simplesmente esgotado energeticamente, pois liberou altas doses de sua energia pessoal. Aquele que nutre ressentimentos e mágoas por anos seguidos fica em estado de desequilíbrio, pois gasta energia para tal. A ansiedade descompassa a vida. Alegria e bom humor recarregam nossa energia e nos dão força para empreender projetos e superar obstáculos. Dê boas gargalhadas.

O MOMENTO É AGORA


Tanto os saudosistas, que se apegam ao passado, quanto aqueles que não conseguem esquecer os traumas e desatinos sofridos, estão desperdiçando energia. Sonhadores ou aqueles que vivem numa eterna expectativa, depositam no futuro a felicidade e realização e também desperdiçam energia. O passado e o futuro dependem unicamente do seu momento presente. Aquele que vive no tempo errado não tem vitalidade para se proteger das energias intrusas e locais densos. Torna-se alvo fácil. É no presente que se constrói a vida. Vá à locadora e pegue um filme diferente de tudo que já tenha assistido.


A VIDA É BELA


É preciso olhar para a frente e não travar o próprio caminho. Aquele que não perdoa aos outros e a si mesmo, carrega fardos do passado, desperdiça energia que poderia estar sendo utilizada no presente. É preciso despertar o sentimento de gratidão por coisas e pessoas. Quando somos agradecidos ficamos em estado vibracional positivo, nossa intuição e criatividade são estimuladas, proporcionando-nos insights para transformar. Abrace e beije simplesmente.

VOCÊ È ÚNICO, NÃO QUEIRA SER IGUAL (AO OUTRO)


Consumimos muita energia para sustentar caras, poses, desempenhos etc. Somos “adestrados” para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos. É preciso aceitar as diferenças e diversidades. Quando somos nós mesmos a vida flui naturalmente sem cobranças, culpas, medos etc. Cante e dance pra você.

APRENDER A DIZER NÃO E COLOCAR LIMITES


Através dos relacionamentos interpessoais evoluímos e nos realizamos. Mas é preciso ter noção de limites e saber amadurecer também nossa individualidade. Isso não é ser egoísta ou covarde, isso significa respeitar-se. Esse equilíbrio que traz senso de limite e respeitopor si e pelo espaço do outro nos resguarda energeticamente e nosrecarrega. Quem cuida da vida do outro, sofrendo seus problemas einterferindo mais do que é recomendável, acaba não tendo energia paraconstruir sua própria vida. O único prêmio, nesse caso, será a frustração.Faça uma viagem no final de semana e não diga a ninguém onde irá.


ENERGIA ESTAGNADA


Arrumar a casa, os armários, gavetas, a bolsa, os documentos e tudo o que mereça uma boa faxina é uma maneira de “mexer” a energia. À medida que ordenamos e limpamos os objetos, colocamos em ordem a mente, o coração e o espírito. A atitude de “mexer” a energia das coisas nos motiva a “mexer” a nossa vida também. Perde-se muita energia com tarefas inacabadas ou com apegos a coisas e situações que permanecem estagnadas. Tenha atitude e jogue no lixo aquelas tralhas que guarda há anos.


CONTATO COM A NATUREZA


As plantas harmonizam os ambientes, nos acalmam e absorvem energias negativas. Ter plantas em casa e/ou local de trabalho é importante para a manutenção da harmonia e equilíbrio energético. Caminhe mais vezes até o horto florestal ou praças. Faça um curso de Ikebana.


DOM MAIOR


O que não é cuidado, desaparece ou alguém leva, ficando a sensação equivocada de perda ou falta de sorte. O vampirismo, roubo de energia, ocorre toda vez que alguém percebe em você os dons e potenciais que você negligencia, consciente ou inconscientemente. É preciso cuidar de si, mantendo a energia vital em equilíbrio, poupando-se de roubos energéticos. Pinte uma mandala (círculo mágico).


"CURA-TE A TI MESMO"


Pessoas fanáticas e sugestionáveis costumam seguir "mestres e gurus". Elas depositam nos outros a responsabilidade pelo seu destino e felicidade. É preciso mudar, acreditar nos seus dons e potenciais. Seja curioso tal como um cientista ou uma criança. Desperte a auto-estima e o auto-respeito. Experimente café com menta ou algo que nunca tenha provado antes.

Comentários:
ADOREI,
VOU LER MAIS UMA, E DUAS E ATÉ TRÊS VEZES... PARA VER SE ENTRA E FICA. TE AGRADEÇO AS BELAS DICAS, PARA MIM E PRA TODOS. UM BEIJO NO CORAÇÃO.
CELLE.
 
Obrigado.
Adorei.
Paulo
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]