terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

 

Ainda sobre estrangeirismo...

Tem muita gente que me pergunta: que diabo é blog, twitter?
Bem, um blog (abreviação de Weblog) nada mais é que um diário. Só que um diário diferente porque é compartilhado com pessoas que TE seguem (followers) ou pelas pessoas que VOCÊ segue (following). Simples assim. Não. Há uma mudança de valores aqui, pois um diário, é (ou pelo menos era!) um caderno de capa dura ou um caderno comum onde acontecimentos diários, bem como pensamentos, poesias, segredos etc eram anotados. Uma espécie de companheiro, amigo que divide dúvidas e esperanças, sonhos e fantasias etc. No máximo, o diário é compartilhado com a melhor amiga. Ah, outra coisa, diário= coisa de menina, adolescente, moça, mulher solitária... Homens apenas mantém (mantinham!) diário de bordo. Alguns amigos meus que têm blogs usam assim. Tenho um amigo que tem um blog onde somente escreve sobre informática, outro amigo escreve sobre tratameto acústico, outro escreve somente sobre o bairro de Copacabana ... Rs. Um diário é como um livro das sombras, livro que as bruxas antigas e atuais fazem, não somente, anotações relevantes diárias, como de feitiços, encantamentos, receitas, evocações etc. Não é compartilhado nem com a melhor amiga/bruxa! Rs Eu nunca tive um diário. Eu tinha um caderno onde escrevia letras de músicas para depois musicá-las, quando adolescente. Eu tenho um Livro das Sombras. Agora, eu tenho um blog e twitter também! Ôba! Assim, meus amigos me seguem e ficam sabendo sobre o que estou fazendo e/ou pretendo fazer, em termos de trabalho, compartilham minhas idéias e/ou informações úteis, que poderão indicar aos amigos, bem como minha satisfação ou desapontamento sobre questões voltadas à atualidade. E olha que nem vou todos os dias!
Tá, falta dizer o que é o Twitter... rs. É a mesma coisa que blog. A única diferença é que a palavra refere-se ao som que os pássaros fazem. Sim! Algo como "piar", "gorjear", "trinar", "chilrear" ou "pipilar". Tem um pássaro como símbolo, né?
Existe uma expressão em Português que diz: “Pode ficar tranqüilo, eu não vou dar um pio.” Normalmente, aquela expressão é usada quando alguém quer nossa atenção, para não "jogar conversa fora", "papear", "tagarelar", falar sobre coisas sem importância... que precisa guardar segredo, ficar de boca fechada. Bem, tem muita gente falando demais com quem não conhece pois talvez a própria solidão já não esteja mais dando para suportar. Vale tudo. Até falar por falar. Jogar conversa fora. Falar, levar palavras escritas ao mar através das windows. Será que alguém abre essas garrafas-mensagens para lê-las? Ou mais gente lança palavras apenas? Bem, esta é outra questão. Será que devemos mesmo denominar blog como diário? Enfim...

Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]